
História
Um pouco do passado no presente
São Paulo
Thamarys Robles Cordeiro da Silva, Amanajé
16/11/2021
Apesar de relativamente novo, o Bairro Jardim Anália Franco se tornou um dos pilares da Zona Leste no sentido imobiliário e de qualidade de vida, possuindo o metro quadrado mais caro da região.
O bairro considerado de alto padrão, foi nomeado assim em homenagem à educadora Anália Emília Franco Bastos, onde, no início do século XX, adquiriu uma chácara na região Sudeste e nesse terreno fundou a Associação Feminina Beneficente Instrutiva.
Após a morte da educadora, o terreno que havia comprado para habitar essas crianças e mulheres, passou por diversas transformações, e, após os anos 80, passou por uma valorização. Chegaram o conhecido Shopping Anália Franco e a Universidade Cruzeiro Sul onde era a Associação.


O local do loteamento era um aterro sanitário, muito conhecido da população local da época. A área de loteamento incluia o Ceret - Centro Recreativo do Trabalhador, e parte dos atuais distritos de Vila Formosa e Tatuapé.
O bairro está localizado muito próximo ao distrito de Tatuapé e Água Rasa e limitando a área do seu distrito, Vila Formosa.
Tradicionalmente o bairro era pertencente ao distrito do Tatuapé, mas através da lei 11.220 de 20 de maio de 1992, onde se estabeleceu a nova divisão de distritos de São Paulo, a então prefeita Luiza Erundina desmembrou parte do Tatuapé; com isso o Jardim Anália Franco e o bairro vizinho Chácara Paraíso foram transferidos para a Vila Formosa e Água Rasa, respectivamente.
.png)

Imagens: Ceret e Sítio do Capão - Antigamente
Fontes: Alô Tatupé e Ipatrimônio
Imagens: Ceret e Sítio do Capão - Atualmente
Fontes: Areas Verdes da Cidade e Viva Tatuapé
Saiba mais em nosso podcast